Médicos retiram feto do cérebro de uma criança de apenas 1 ano: era o irmãozinho gêmeo dela

A menina foi levada para fazer exames de imagens, quando os médicos descobriram o que estava acontecendo.

PUBLICIDADE

Na China, uma menina de apenas 1 ano foi submetida a uma cirurgia, onde os médicos retiraram o feto do irmão gêmeo da criança, que estava em seu crânio. A revista Neurology trouxe uma matéria dando destaque ao raro caso.

A menina vinha apresentando atraso motor e também hidrocefalia, por isso foi submetida a uma bateria de exames. Médicos do hospital Huashan da Universidade de Fudan, em Xandai, deram uma entrevista ao Daily Star e disseram que o feto vinha crescendo e até havia desenvolvido os membros superiores, além de ossos e unhas.

As tomografias computadorizadas mostraram que o irmão da menina acabou ficando pressionado contra o cérebro dela e continuou sobrevivendo, mesmo depois de um ano após o parto. Ele se manteve vivo porque estava compartilhando com a irmã, um suprimento de sangue.

Este é um caso raro de acontecer

Até hoje foram registrados somente 200 casos como este, sendo que destes, 18 foram como o desta menina, com o feto dentro do crânio.

Especialistas explicaram que isto acontece quando se trata de gêmeos idênticos, que é quando um único óvulo se divide. Como não há uma separação completa no útero, um bebê se desenvolve normalmente e o outro não.

A criança precisará de acompanhamento especializado

O feto no crânio desta menina tinha 10 centímetros e graças aos exames de imagem, os médicos detectaram o problema a tempo de salvar a criança, que agora está se recuperando.

Os médicos não sabem ainda se a menina ficará com sequelas, ou se com o passar dos anos se desenvolverá normalmente. Ela precisará ser acompanhada por profissionais especializados e fazer os exames nos períodos determinados.