Câncer no intestino: é fundamental o diagnóstico precoce em doença de Preta Gil

Preta Gil contou ao Fantástico que demorou a procurar tratamento após primeiros sintomas.

PUBLICIDADE

O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, é um dos tipos mais comuns de câncer em todo o mundo. O tratamento para essa doença depende do estágio da patologia, da localização do tumor e das condições de saúde do paciente. Em uma entrevista ao Fantástico, da GloboPreta Gil informou que demorou a procurar um médico. A atriz sofre da doença e está em tratamento.

Os principais tratamentos para o câncer de intestino variam de procedimentos cirúrgicos a terapias. Cirurgia: é a principal forma de tratamento e consiste na remoção do tumor e de parte do intestino afetado. Em alguns casos, é necessário remover todo o intestino.

Radioterapia: é utilizada para destruir as células cancerosas e pode ser combinada com a quimioterapia. Quimioterapia: utiliza medicamentos para matar as células cancerosas. Pode ser administrada antes ou depois da cirurgia. Terapia-alvo: é um tratamento que atua diretamente nas células cancerosas, bloqueando suas funções e impedindo seu crescimento.

Prevenção do câncer de intestino

Além do tratamento médico, é importante adotar alguns cuidados para prevenir o câncer de intestino e melhorar a qualidade de vida durante e após o tratamento.

Entre as medidas que podem ser adotadas estão: realizar exames preventivos, como a colonoscopia, a partir dos 50 anos de idade, ou antes em casos de histórico familiar de câncer colorretal; manter uma alimentação saudável e balanceada, rica em fibras, frutas, verduras e legumes; praticar atividades físicas regularmente; evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco; controlar o peso corporal.

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura do câncer de intestino. Por isso, é importante estar atento a sintomas como alterações no trânsito intestinal, sangramento nas fezes, dor abdominal e perda de peso sem explicação. Em caso de suspeita, é fundamental procurar um médico especializado para avaliação e tratamento adequado.