Número de casos de jovens com câncer colorretal está cada vez mais frequente e preocupa médicos

Os casos da doença tem aumentado constantemente no Brasil e nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Segundo os pesquisadores, os médicos estão notando cada vez mais o aumento de casos de câncer colorretal nos mais jovens. A comunidade científica aponta que as pessoas com idade entre 20 a 49 anos tem a maior probabilidade de vir a óbito com esse tipo de câncer até 2030.

Outro ponto observado pelos pesquisadores é que o número de casos em pessoas com menos de 45 anos tem aumentado gradativamente nos últimos anos.

Um estudo na Europa mostrou que o câncer colorretal está sendo cada vez mais frequente entre as pessoas com mais de 50 anos. Por outro lado, é possível observar que os cânceres em pessoas mais novas costumam ser mais agressivos.

Nos Estados Unidos e no Brasil, o câncer colorretal já o terceiro mais comum. O câncer de mama e o de próstata são os campeões, respectivamente.

Quais são os fatores de risco do câncer colorretal?

Os principais fatores conhecidos por aumentar o risco de câncer colorretal são: histórico familiar da doença, obesidade, consumo excessivo de álcool e o tabagismo.

Conforme informações do Ministério da Saúde, o câncer colorretal acomete o intestino grosso, ou seja, no cólon ou na parte final, o reto. Vale lembrar que a principal maneira de prevenir a doença e fazer o rastreamento é por meio de exames específicos, como a colonoscopia.

Conheça os sintomas do câncer colorretal

Geralmente, os sintomas do câncer colorretal tendem a surgir quando a doença está em um estado mais avançado. No entanto, existem algumas alterações que os pacientes devem se atentar como, por exemplo, a presença de sangue nas fezes, mudanças no funcionamento do intestino como diarreia ou constipação.