8 sintomas de trombose que jamais devem ser ignorados; dicas para prevenir a doença

A trombose é uma condição grave que precisa ser tratada o mais rápido possível para evitar graves problemas ao paciente.

PUBLICIDADE

A trombose é um problema de saúde grave que pode causar sérias complicações ao paciente. Trata-se de uma formação de coágulos sanguíneos no interior de artérias e veias. A condição impede que o sangue circule normalmente no organismo. O problema pode ser gerado por uma combinação de fatores. Entre eles estão danos nos vasos sanguíneos, desregulação dos fatores de coagulação do sangue ou a paralisação dentro dos vasos.

O tipo mais comum da doença é a TVP – Trombose Venosa Profunda, que acomete as veias da perna. No entanto, o coágulo pode atingir outras regiões do corpo, como as artérias do coração ou cérebro. Neste último caso é chamada de trombose arterial. Os sintomas podem variar conforme a região afetada, desde inchaço na perna, dificuldade respiratória ou perda da força do corpo.

Seja qual o for o tipo de trombose, o paciente deve buscar ajuda imediata no hospital para confirmar o diagnóstico. Após avaliação, o tratamento é iniciado para restabelecer novamente o fluxo sanguíneo na região afetada. Desta maneira é possível evitar possíveis complicações da condição que podem até mesmo colocar a vida da pessoa em risco.

Sintomas de trombose

Esse artigo vai elencar os principais sintomas de trombose. Fique atento aos sinais e busque ajuda imediata se desconfiar que possa estar com o problema.

  1. Inchaço na mão, braço ou perna;
  2. Pele com tonalidade avermelhada, roxa ou enrijecida na região afetada;
  3. Sensação de peso na perna
  4. Redução dos movimentos do membro acometido
  5. Dor intensa no peito
  6. Dificuldade para andar
  7. Dor nas costas e dificuldade respiratória
  8. Fraqueza, formigamento ou paralisia de um lado do corpo

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado pelo especialista por meio de avaliação física, exame físico e exames de sangue. Além disso, o profissional pode solicitar exames de imagem, como ultrassonografia, ressonância magnética ou angiotomografia, que vai permitir que o médico avalie o vaso atingido.

É possível prevenir a doença com uma dieta saudável, atividade física regular e boa ingestão de água. Esses cuidados ajudam a melhorar a circulação sanguínea no organismo.