Muitas pessoas conhecem o orégano como um dos temperos queridinhos da culinária. Com um aroma incrível e marcante, ele é muito usado no preparo de macarrão, pizzas, saladas, carnes, molhos e peixes. O nome cientifico dessa folhinha é Origanum vulgare. Muita gente desconhece as propriedades fantásticas da erva.
O orégano possui ação antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana e anticancerígena. Ele é um excelente aliado para a saúde, pois atua no organismo combatendo vírus, fungos e bactérias. A planta também atua no organismo prevenindo o desenvolvimento de algumas enfermidades crônicas, além de favorecer na perda de peso.
No geral, a parte mais usada da planta é a folha. O orégano pode ser usado em sua forma desidratada ou fresca para temperar os alimentos. Também pode ser consumido através de chá, óleo essencial ou preparo de xaropes.
Benefícios do orégano
Consumir o orégano regularmente promove diversos benefícios a saúde. Veja abaixo os principais e acrescente esse tempero em sua alimentação.
Prevenção do câncer
Rico em antioxidantes, o orégano atua no organismo neutralizando os radicais livres que se formam de maneira excessiva. Ele vai ajudar na prevenção e diminuição de diferentes tipos de câncer, como leucemia, ovários e próstata.
Redução do colesterol
Consumir regularmente o chá de orégano pode auxiliar na diminuição da concentração do mau colesterol, o LDL. A planta possui em sua composição flavonoides, carvacrol e timol. As substâncias atuam na prevenção de doenças cardiovasculares.
Melhora na digestão
A erva aromática é antiespasmódica e eleva a produção de sucos gastrointestinais, fato que favorece o processo digestivo dos alimentos. Por esse motivo, o orégano é uma excelente opção para auxiliar na melhora da dispepsia, espasmos e cólicas intestinais.
Atua eliminando as secreções respiratórias
O consumo de chá e xarope caseira atua sobre os brônquios ajudando a eliminar secreções, pois tem ação expectorante.
Dores musculares
As propriedades anti-inflamatória e antioxidante ajudam no relaxamento muscular. Desta forma, a planta atua no organismo amenizando dores, como lombalgia e torcicolo. A recomendação para esse caso é usar diretamente na região em forma de cataplasma ou óleo essencial.
Além dos benefícios citados acima, o orégano também ajuda no controle do diabetes, prevenção do envelhecimento precoce e na perda de peso. Vale ressaltar a importância de uma dieta saudável e prática de atividade física para manter uma boa saúde.
O texto acima não deve ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.