Os benefícios do limão e as vantagens de consumir para ter uma boa saúde

A fruta possui propriedades importantes que melhoram a saúde e previne doenças.

PUBLICIDADE

O limão é uma fruta cítrica rica em vitamina C com propriedades incríveis para a saúde. Vale ressaltar que é um ótimo antioxidante. Contém em sua composição fibras solúveis que ajudam a regular o intestino, atuando na redução do apetite. É muito usado no tempero de peixes, frango e mariscos. A casca da fruta e as folhas possuem óleos essenciais que podem ser usadas para fazer chá.

O limão recém colhido tem aproximadamente 55% da quantidade diária de vitamina C. O uso proporciona uma melhora no sistema imune, ajudando a evitar resfriados e gripes. A fruta tem diversos benefícios para a saúde e esse artigo vai elencar alguns deles.

Ajuda na perda de peso

O limão é um excelente aliado no processo de perda de peso, pois é uma fruta que tem poucas calorias, mas contém fibras. Acredita-se que a vitamina C atua no corpo ajudando a desintoxicar o organismo, acelerando o processo de oxidação das gorduras. Ingerir água com limão sem adição de adoçante ou açúcar, ajuda a limpar as papilas gustativas. Isso reduz a vontade de comer doces.

Previne a prisão de ventre

A fruta atua estimulando o intestino, pois contém fibras em sua composição. Isso vai favorecer a passagem das fezes pelo trato gastrointestinal. É possível obter um resultado melhor quando ingerido com água morna em jejum.

Efeitos gastroprotetores

A fruta possui ativos com efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos contra a bactéria Helicobacter pylori. Também age prevenindo o aparecimento de úlceras duodenais e estomacais.

Proteção contra infecções

Devido ao limoneno que existe em sua composição, a fruta tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Essas substâncias auxiliam no combate de diversas enfermidades, como infecções provocadas pelas bactérias Streptococcus pneumoniae e Streptococcus aureus.

Pele mais bonita

A ingestão frequente melhora a regeneração celular e formação do colágeno. Os compostos bioativos de sua composição atuam na prevenção do envelhecimento precoce e aparecimento de rugas.

O limão também ajuda a prevenir anemia, pedras nos rins e melhora a pressão arterial. Os benefícios podem ser obtidos usando o suco da fruta, casca ralada ou a polpa.