O espirro tem uma função importante no organismo e muita gente não sabe disso. Algumas pessoas sentem vergonha de espirrar e fazer barulho. José Mello Júnior, professor de medicina da USP – Universidade de São Paulo, responsável por comandar o grupo de alergia em otorrinolaringologia do Hospital das clínicas, falou sobre o assunto.
De acordo com o profissional, é importante permitir que o corpo elimine as substâncias que estão irritando o nariz. Muita gente não sabe, mas o espirro é na verdade um mecanismo de defesa do corpo. O organismo dispõe de mecanismos que atuam ajudando na proteção, sendo o ato de espirrar um deles.
Espirro e a coriza
Segundo José Mello Júnior, espirar é um ato reflexo que acontece quando se respira algo que deixa o nariz irritado, ou seja, trata-se, na verdade, de uma proteção. Além dele, outro recurso usado pelo corpo como defesa é a coriza. A coriza vai lavar as narinas fazendo a remoção daquilo que causou impacto.
Quando uma pessoa respira o ar bate no nariz e com isso várias impurezas acabam ficando retidas. “Quando a gente respira, o ar vai batendo no nariz e a sujeira é retida. Quando ele filtra, isso irrita a mucosa. Por isso ele produz a secreção para lavar e espiramos para expulsar a substância”, explicou o profissional.
Importância do espirro
Francine Pádua, doutora em otorrinolaringologia, ressaltou que o espirro não promove apenas a eliminação de substâncias que causam irritação. Ele também garante que as vias aéreas, especialmente o pulmão, não sejam atingidos por nenhum tipo de corpo estranho. Quando o ar está seco, a poluição acumulada é bem maior.
Dessa maneira o indivíduo acaba respirando um ar mais impuro. Essas substâncias retidas podem dar início a algum processo inflamatório. Portanto, a dica é tentar deixar o nariz úmido nesse período do ano que o ar está mais seco. Fazer a lavagem com soro e beber água são cuidados importantes.