Homem é pai 550x, mulher descobre tudo e toma atitude: ‘Consequências para meu filho’

Após descobrir que filho tem mais de 550 meio irmãos, caso se tornou público e gerou repercussão.

PUBLICIDADE

A notícia de que um doador de esperma foi processado após ter mais de 550 filhos gerou grande repercussão na mídia. O caso ocorreu na Holanda e levantou questões importantes sobre a regulação da doação de esperma e a responsabilidade dos doadores.

O doador em questão utilizava um site de doação de esperma para oferecer seus serviços e afirmava que não teria limites para o número de doações que faria. Com isso, ele se tornou pai de mais de 550 crianças, o que despertou a preocupação de que muitas dessas crianças pudessem desenvolver problemas de saúde devido a uma possível endogamia. Um estudo revelou que se uma pessoa descobre que foi gerado desta forma e sabe que possui muitos irmãos, há um medo em se relacionar com outras pessoas por conta de incesto, gerando consequências psicológicas.

Mulher processa doador e caso se torna público

E foi o medo de uma dessas mães, que recebeu o esperma de Jonathan Jacob Meijer, que levou o caso a parar no tribunal na Holanda, a fim de que ele seja impedido de doar para mais pessoas e, consequentemente, que seu filho tenha ainda mais que os 550 meio irmãos que já possui.

O caso também levantou a questão da responsabilidade dos doadores em relação aos filhos que geram. No Brasil, a Lei de Biossegurança prevê que o doador de material genético não terá qualquer vínculo com o filho gerado, mas isso não significa que o doador esteja livre de responsabilidades. Em casos de problemas de saúde, por exemplo, o doador pode ser chamado a arcar com os custos dos tratamentos.

Repercussão trouxe questões sobre a doação de espermas

A situação envolvendo este doador de esperma com mais de 550 filhos também chama atenção para a importância da informação para as pessoas que buscam esse tipo de serviço. É importante que os doadores sejam transparentes quanto às informações de saúde, genéticas e reprodutivas para evitar que os filhos gerados tenham problemas no futuro.

O caso em questão foi considerado uma situação alarmante e trouxe à tona importantes questões sobre a regulação da doação de esperma e a responsabilidade dos doadores. É preciso que haja uma maior regulação e informação para garantir a saúde e segurança dos filhos gerados através desse tipo de procedimento.