Sintoma comum pode ser indicativo de câncer grave; jamais ignore este sinal

A dor abdominal pode estar associada a diversas doenças, inclusive alguns tipos de câncer.

PUBLICIDADE

O câncer é uma das enfermidades mais temidas nos dias atuais. Geralmente, as pessoas acabam buscando ajuda apenas quando os sintomas estão avançados e graves. Quando a doença está em uma fase mais avançada, o tratamento pode não surtir o efeito necessário. Tratar a condição nessa fase se tornar algo mais desafiador e complexo.

Por esse motivo, é necessário sempre estar atento aos sinais que o corpo dá que algo pode não estar bem. O ideal é fazer um check-up pelo menos uma vez ao ano. Exames de rotina podem ajudar a descobrir doenças em sua fase inicial, sendo imprescindível para o sucesso do tratamento.

Alguns sintomas que parecem comuns podem estar associadas ao câncer e muita gente não sabe. Entre eles, existe um especial que pode ser bem preocupante e necessita de destaque: é a dor abdominal persistente. De acordo com especialistas, a dor prolongada no abdômen pode indicar vários tipos de tumores malignos, como de estômago, pâncreas, ovário e cólon.

Câncer de cólon

Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de reto e cólon é um dos mais comuns no país. A dor abdominal é um dos sintomas recorrentes desse tipo de tumor maligno. Vale destacar que o câncer de pâncreas é um dos mais letais, sendo a taxa de sobrevivência baixa. A dor no abdômen é um sintoma frequente dessa doença.

Dor abdominal

A dor persistente no abdômen que tem duração superior a quatro semanas, acompanhada de outros sintomas, como vômitos, fadiga, náuseas e perda de peso precisa ser investigada. Essa dor pode ter vários motivos, mas é imprescindível buscar ajuda médica com a persistência dos sintomas.

Para evitar o câncer de reto e cólon é importante ter hábitos de vida saudável. Portanto, uma excelente dica é manter uma dieta rica em legumes, frutas e fibras, aliados com a prática de atividade física regular. Já no caso do câncer de pâncreas, o recomendado é não fazer uso do cigarro e álcool.

Descobrir a doença precocemente é fundamental para que o tratamento seja um sucesso. Fique atento aos sinais e busque ajuda médica para uma avaliação.