James Webb, nome de um telescópio espacial internacional, registrou pela primeira vez imagens inéditas dos anéis de Urano, considerado o terceiro maior planeta do sistema solar. As imagens foram publicadas na manhã desta quinta-feira (6), pela agência espacial norte-americana Nasa e pela Agência Espacial Europeia ESA.
O registro sem precedentes revela uma visão nunca vista do anel de poeira mais fraco do planeta, que de acordo com a NASA, é quatro vezes maior que o tamanho do planeta Terra.
Imagens inéditas de Urano
De acordo com um comunicado da agência espacial, Urano nunca pode ser visto de forma tão clara. Apenas a sonda Voyager 2 e o Observatório WM Keck obtiveram imagens semelhantes desses anéis, mas não eram tão nítidas quanto ao registro do James Webb.
Agora, com as novas observações, também foi possível capturar com o supertelescópio detalhes sem precedentes característicos da atmosfera do gigante de gelo e algumas de suas luas.
Novos estudos sobre Urano estão em andamento
Ao todo, são 27 luas conhecidas do planeta Urano, todas elas têm nomes característicos de personagens das obras de Alexander Pope e Shakespeare. No entanto, no registro feito pelo telescópio, é possível enxergar apenas as seis mais brilhantes, são elas: Puck, Ariel, Miranda, Titania, Umbriel e Oberon. De acordo com a NASA, a foto foi tirada com uma exposição de apenas 12 minutos. Ainda segundo a agência, novos estudos sobre o misterioso planeta estão em andamento, usando a alta tecnologia do supertelescópio.