Explosão tira da vida de 18 mil vacas e o peido delas pode ter causado a tragédia

Os animais eram criados em uma fazenda dos Estados Unidos para a extração de leite.

PUBLICIDADE

Mais de 18.000 vacas leiteiras foram mortas e uma pessoa ficou ferida em uma grande explosão em uma área rural do Texas, nos Estados Unidos. O acidente ocorreu em uma fazenda no município de South Fork Dairy.

As vacas eram criadas no local para extração de leite. Segundo informações da rede BBC News, as autoridades locais suspeitam que o maquinário utilizado na fazenda pode ter provocado a explosão, após inflamar o gás metano solto pelas vacas.

Funcionário da fazendo ficou ferido

Segundo o jornal local, os 18 mil animais mortos na fazenda representavam 90% do rebanho. De acordo com o escritório do Xerife, o chamado sobre o incêndio foi recebido por volta das 20h21 da última segunda-feira (10).

Fotos que foram compartilhadas nas redes sociais mostram enormes nuvens de fumaça preta saindo da fazenda. Quando as autoridades locais e o serviço de resgate chegaram, encontraram um funcionário preso, ele foi socorrido em estado crítico até uma unidade hospitalar.

Explosão causou prejuízos para a cidade

O instituto Animal Welfare informou que este foi o acidente mais mortal envolvendo vacas nos Estados Unidos desde 2013. Mandy Gefeller, juíza do condado de Castro, estimou um prejuízo financeiro em South Fork em cerca de ‘dezenas de milhões’ de dólares, calculando o valor de cada vaca em cerca de US$ 2.000 (aproximadamente 9.860 reais), de acordo com o USA TODAY. Somente entre 2018 e 2021, estima-se que cerca de 3 milhões de animais morreram vítimas de incêndios florestais nos EUA.