Síndrome de Pica: sintomas podem revelar se você sofre com o problema

Entenda mais sobre o que é a síndrome de pica e o que ela provoca em quem tem a doença.

PUBLICIDADE

A síndrome de pica é o nome popularmente dado a alotriofagia, um transtorno caracterizado pela vontade quase incontrolável de comer coisas que, na realidade, não são comestíveis. Pessoas acometidas por esse distúrbio costumam ter apetite insólito e chegam a comer substâncias que vão desde a sabão, giz, cinzas de cigarro e até mesmo fezes. 

De acordo com especialistas que estudam a síndrome, a alotriofagia apresenta alguns sintomas que persistem por um tempo específico e pacientes podem apresentar um quadro compulsivo. Geralmente, a síndrome de pica acomete pessoas em altos níveis de estresse, anemia e até ansiedade. 

Causas da síndrome de pica

As causas da síndrome são bastante variadas, mas está, frequentemente, associada à deficiência de ferro no organismo, o que pode desencadear anemia. É por esse motivo, inclusive, que várias grávidas acabam desenvolvendo a alotriofagia. Guízar Sánchez, do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina do México, ressalta, em entrevista ao portal O Tempo, que em grávidas o distúrbio é mais comum.

“Em gestantes, o transtorno é comum, devido ao desequilíbrio de cálcio e ferro”, comenta, sem descartar, porém, que o distúrbio pode se desenvolver em pacientes saudáveis, desde que apresentem alguns sintomas bastante específicos. 

Sintomas da síndrome de pica

É necessário, porém, sempre fazer exames regulares, uma vez que a síndrome é detectada através da examinação de urina e fezes, identificando sinais como:

  • Baixos níveis de ferro;
  • Constipação;
  • Infecção por lombriga;
  • Desequilíbrio eletrolítico;
  • Arritmias frequentes;
  • Obstrução do intestino delgado ou grosso;

Para saber se a pessoa tem alotriofagia, é preciso ficar atento a alguns sinais e sintomas que podem identificar o caso.