Palmirinha falece em decorrência de doença renal crônica; fatores de risco, sintomas e tratamentos

Vovó Palmirinha morreu em hospital de São Paulo, em decorrência de doenças nos rins.

PUBLICIDADE

Neste domingo (07), uma notícia triste abalou o país, faleceu Palmira Nery da Silva Onofre, mais conhecida como Vovó Palmirinha, aos 91 anos. De acordo com informações da família, a partida foi em decorrência de problemas renais crônicos. Ela estava internada desde o dia 11 de abril em São Paulo.

Infelizmente, o quadro de saúde se agravou, e a apresentadora não resistiu. A morte da famosa é uma perda para todos aqueles que acompanharam sua carreira na culinária e se encantaram com tamanha simpatia e talento.

Palmirinha falece em decorrência de problema renal

Conforme comunicado dos familiares, que você pode conferir na íntegra abaixo, o óbito ocorreu pelo agravamento de doença renal crônica. A patologia apresenta alguns sinais e há tratamento.

Sintomas, prevenção e tratamento de problema renal crônico

A doença renal crônica pode ter diversas causas, sendo que alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento do problema. A lista inclue diabetes mellitus, hipertensão arterial, má-formação no sistema urinário, cálculo renal, infecções urinárias recorrentes e obesidade.

A patologia pode apresentar diversos sintomas, que variam de acordo com o estágio da doença e a causa. Entre os principais sinais estão o cansaço excessivo; inchaço nos olhos, pés e tornozelos; frequência urinária elevada durante a noite; mau hálito persistente; mal-estar geral; presença de sangue ou espuma na urina; pressão arterial elevada; e anemia.

O tratamento da doença renal crônica pode variar de acordo com a gravidade da condição. Quando diagnosticada precocemente, pode ser controlada. por meio de medicamentos e uma alimentação adequada. Em casos mais avançados, pode ser necessária a realização de diálise.

Esse conteúdo tem caráter informativo, o diagnóstico e tratamento correto devem ser feitos por um médico.