Silencioso e letal: detalhes, fatores de risco e 3 principais sintomas da doença que tirou a vida de Rita Lee

A cantora foi diagnosticada com a doença no ano de 2021 e, desde então, fazia tratamento.

PUBLICIDADE

Morreu, aos 75 anos, a rainha do Rock brasileiro, a cantora Rita Lee. A artista era considerada um grande ícone da música e sua partida deixou uma legião de fãs tristes. A morte da famosa ganhou repercussão na mídia nesta terça-feira, 9 de maio. No entanto, o falecimento ocorreu na noite anterior.

O falecimento da estrela da música, Rita Lee, aconteceu nesta última segunda-feira (8), em sua residência, localizada na capital paulista. A família da artista compartilhou a notícia através de um comunicado emitido através das redes sociais da cantora. De acordo com a nota, a eterna rainha do rock morreu rodeada dos familiares, assim como era da sua vontade. Os fãs terão a oportunidade de se despedir, pois o velório será aberto ao público.

Câncer de pulmão: doença silenciosa e letal

Rita Lee acabou perdendo a luta contra o câncer de pulmão. Ela foi diagnosticada com a doença no ano de 2021. A enfermidade é um inimigo letal e silencioso, pois costuma ser detectada em estagio avançado. Vale frisar que a taxa de sobrevida gira em torno de cinco anos, conforme informação do Inca – Instituto Nacional do Câncer.

O câncer de pulmão está relacionado ao tabagismo em 85% dos casos. No ano de 2020, a doença foi causa da morte de mais de 28, 6 mil pessoas no país. O risco de desenvolver a condição está ligado à exposição ao cigarro ao longo da vida. Ainda segundo dados do Inca, indivíduos que fumam têm 15 vezes mais possibilidades de perder a vida para a doença, comparados aos que nunca fumaram.

Por esse motivo, é importante ressaltar que nunca é tarde para abandonar o uso do cigarro. Além disso, é importante ficar longe do fumo passivo.

Fatores de risco e principais sintomas do câncer de pulmão

Poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, DPCO – doença pulmonar obstrutiva crônica e histórico familiar são outros fatores de risco para o câncer de pulmão. É importante estar atento aos principais sintomas da doença: dificuldade para respirar, tosse persistente e perda de peso que ocorre de forma repentina.

Voz rouca, pneumonia recorrente, dor no peito, catarro com sangue e cansaço também são sinais importantes da condição. Portanto, a pessoa precisa ficar atenta e buscar ajuda médica caso apresente os sintomas citados. Somente o especialista pode dar o diagnóstico correto e prescrever o melhor tratamento.