Este é o primeiro sintoma de câncer no ovário que você jamais deve ignorar; fique atenta

É importante detectar o problema cedo para que as chances de recuperação sejam maiores.

PUBLICIDADE

O câncer de ovário é uma doença que acomete mais de seis mil mulheres todos os anos do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Infelizmente, 70% dessas pacientes acabam indo a óbito em decorrência de complicações da enfermidade, explica a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

É de extrema importância que o câncer de ovário seja detectado ainda no início, pois as chances de recuperação se tornam maiores. Existem alguns sintomas que surgem no corpo que podem indicar que uma mulher tem o problema. Médica britânica explica qual é o primeiro deles.

Este é o primeiro sinal de câncer no ovário

De acordo com a médica Stephanie Ooi, da clínica MyHealthcare no Reino Unido, o primeiro sintoma que aparece em uma mulher com câncer no ovário é a dispareunia. Trata-se de dores durante as relações sexuais, sinal ao qual a paciente deve estar bastante atenta para a possibilidade de um diagnóstico precoce.

Outros sinais de câncer no ovário

Ainda segundo Stephanie Ooi, há outro sinais que indicam o câncer no ovário, como alteração de peso repentina e sensação de estar empachada como se tivesse ingerido grande porção de comida. Além disso, inchaço do normal, dores no estômago e nas costas pode ser outros indicadores da doença.

Entre os fatores associados ao câncer no ovário estão endometriose, nunca ter sido mãe, excesso e peso e histórico familiar. É importante estar em dias com as visitas ao ginecologista e realizar periodicamente exames como o papanicolau. Assim, as chances de se recuperar de um possível se tornam maiores.