As verdades sobre o zumbido no ouvido que nunca lhe contaram

O zumbido no ouvido pode indicar problemas de saúde e nem sempre é uma doença.

PUBLICIDADE

Sentir um zumbido no ouvido é uma experiência auditiva ilusória, na qual ocorre a sensação de um som sem uma fonte externa de estímulo. A palavra tinnitus tem origem no latim “tinnire”, que significa tocar ou zumbir.

Geralmente, o fato é uma percepção auditiva “fantasma” que só é percebida pelo próprio paciente, o que torna a investigação do problema ou doença mais desafiadora. Esse é um sintoma que não está associado a uma patologia específica.

Verdades sobre o zumbido no ouvido

Embora possa ocorrer em qualquer faixa etária, incluindo crianças, é mais comum em idosos. Estima-se que afete aproximadamente 25 a 28 milhões de pessoas no Brasil. O zumbido pode ter várias causas, como o acúmulo excessivo de cera, infecções e lesões no ouvido. No entanto, existem muitos outros fatores que aparentemente não estão relacionados ao sistema auditivo.

Desvios na coluna vertebral, problemas cardiovasculares, diabetes, disfunções na articulação da mandíbula e o consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco são apenas alguns exemplos desses fatores. Sendo assim, um médico deve ser consultado, somente ele pode dar o diagnóstico correto.

Zumbido no ouvido pode atingir qualquer pessoa

A crença de que o zumbido afeta principalmente os idosos é equivocada, mas pode ser explicada pelo fato de que cerca de 90% dos casos estão relacionados principalmente à perda auditiva. Como esse problema é mais comum na terceira idade, há uma maior incidência nessa faixa etária.

No entanto, o incômodo sonoro pode ocorrer em qualquer idade, tanto em pessoas com audição normal quanto em quem tenha deficiência auditiva. Curiosamente, há uma relação com o gênero: por razões ainda desconhecidas, o problema afeta mais as mulheres.