Esse capim é considerado milagroso que elimina fungos, e pode até combater a depressão

Planta é considerada uma grande aliada ao combate de depressão e outras doenças.

PUBLICIDADE

A natureza pode oferecer muitos recursos para a humanidade, que podem combater doenças e prevenir patologias. Há um capim que é considerado ‘milagroso’, com diversas propriedades medicinais.

Essa planta é a citronela, conhecida por suas propriedades repelentes de insetos, especialmente mosquitos. Pertence ao gênero Cymbopogon e é originária de regiões tropicais da Ásia, como Índia, Sri Lanka e Indonésia. No entanto, devido às condições climáticas favoráveis, também pode ser encontrada facilmente em países tropicais, incluindo o Brasil.

Propriedades da citronela

A citronela é reconhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e seu potencial como antidepressivo. Ao utilizar essa planta como repelente natural, pode-se evitar epidemias de doenças como dengue, chikungunya e zika. Portanto, se você está em busca de um repelente natural, é uma excelente opção disponível no próprio país.

Uma pesquisa divulgada pelo International Journal of Advanced Research apresentou algumas evidências sobre os benefícios da citronela para a saúde. O objetivo inicial do estudo foi comprovar a eficácia da planta de aroma cítrico-adocicado, como um repelente natural.

O capim possui componentes, como o metil-isoeugenol e outros encontrados em seu óleo, que têm a capacidade de inibir o crescimento de bactérias no corpo. Essas propriedades da citronela permitem seu uso no combate a infecções bacterianas.

Tratamento contra a depressão

Além disso, a citronela é uma aliada poderosa no tratamento alternativo da depressão, também podendo aliviar a ansiedade, tristeza e outros sentimentos negativos. Suas propriedades antidepressivas atuam nos neurotransmissores, promovendo uma sensação de alívio, felicidade e esperança.

A planta possui propriedades antissépticas que podem ajudar a combater infecções em feridas. É especialmente útil na assepsia de cortes e lesões na pele, pois suas propriedades antissépticas ajudam a prevenir o crescimento de microrganismos e promovem a cicatrização adequada.