Essa jovem não consegue sorrir, não pisca e já sofreu muito por causa de sua aparência

Ela nasceu com uma síndrome rara, passou por vários exames e segue tentando vencer muitas barreiras.

PUBLICIDADE

Amanda Novo Nascimento nasceu com uma condição que não lhe permite realizar movimentos na face. A jovem de 26 anos não consegue sorrir, nem piscar e expressar suas emoções.

Ela usa as redes sociais para falar sobre seu problema e contou que não sorri porque tem a síndrome de Moebius. Devido a sua aparência, Amanda enfrenta preconceitos desde criança e hoje tenta informar as pessoas sobre esta síndrome.

Em entrevista ao VivaBem, no portal UOL, a jovem disse que esta é uma doença rara e, quando tinha apenas dois dias de vida, a pediatra de plantão na maternidade percebeu que havia algo errado, então a transferiu para a UTI neonatal.

Amanda não consegue demonstrar seu sentimento pela expressão

Vários exames foram realizados para descartar alguma deficiência neurológica e os resultados pareciam normais. Ela foi crescendo e os pais notaram que havia algo errado, pois a menina tinha a boca torta e os olhos estavam sempre abertos.

Quando estava com 1 ano e 5 meses, Amanda fez uma eletroneuromiografia e precisou se submeter a diversos tratamentos. Hoje, ela já consegue dar um sorriso muito de leve, quase imperceptível, e também está começando a piscar, mas com grande dificuldade.

Mas quando está com raiva ou feliz, a jovem não consegue se expressar e precisa dizer às pessoas o que está sentindo. Ela já fez duas cirurgias nos olhos e não consegue fechar completamente as pálpebras.

Amanda escreveu um livro para ajudar as pessoas

Quando vai dormir usa uma máscara de gel e, em dias mais quentes, precisa recorrer a colírios para lubrificar os olhos. Na escola e na rua, Amanda já sofreu bullying e um dia lhe disseram: “Você é um monstro“.

Amanda já escreveu um livro onde fala sobre sua condição e, apesar de já ter superado muita coisa, ainda enfrenta o preconceito e muitas pessoas ainda olham para ela de forma assustadora.