Asteroide potencialmente perigoso passa hoje próximo à Terra

Pesquisadores estão há anos acompanhando a viagem deste asteroide pelo espaço.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (12), um asteroide considerado ‘potencialmente perigoso’ estará passando próximo ao nosso planeta. De acordo com o Cneos – Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, o corpo celeste continua sendo acompanhado.

O Space Reference é um site que cataloga todos os objetos espaciais que oferecem algum perigo à Terra e informou que este asteroide passará a pouco mais de 3 milhões de quilômetros daqui.

Isso equivale a cerca de 8 vezes a distância entre a Terra e a lua, sendo que para a Nasa não há motivo para se preocupar, pois não há risco de colisão, mesmo assim o asteroide batizado de 1994 XD continua sendo monitorado.

Esse asteroide segue a uma velocidade de 21 mil km/s

Apesar de muitos acharem que 3 milhões de quilômetro é muito longe, estudiosos sabem que no espaço esta é uma distância pequena. Para a Nasa, ele continua em um nível dentro do limite, mesmo assim foi considerado um asteroide potencialmente perigoso.

O que os pesquisadores não conseguiram até o momento é definir o tamanho exato do 1994 XD. Foram realizados alguns estudos baseados no brilho deste asteroide e o resultado dos cálculos indica que ele deve ter de 369 a 824 metros de diâmetro.

A Nasa informou que este corpo espacial viaja a uma velocidade de 21 mil quilômetros por segundo. Os asteroides são rochas que sobraram quando o sistema solar foi formado e ficam circulando pelo espaço.

Esse asteroide voltará no ano de 2041

As órbitas de grande parte dos asteroides são monitoradas pela Nasa e outras agências espaciais, pois muitos oferecem um altíssimo poder de destruição caso colidam com a Terra.

Desde o dia 1º de dezembro de 1994 que os pesquisadores estão acompanhando o 1994 XD, desta forma puderam traçar a órbita dele. Segundo o Space Reference, esse asteroide volta a se aproximar do nosso planeta em junho de 2041, porém, passará a uma distância menor, cerca de 2,29 milhões de quilômetros.