Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho: a oração de um dos santos mais populares do Brasil

Homenagem Santo Antônio é celebrada no dia 13 de junho dentre as diversas comemorações da Festa Junina no país.

PUBLICIDADE

O Dia de Santo Antônio é celebrado todos os anos em 13 de junho, que marca a data de sua morte. Ele é considerado um dos mais populares entre os brasileiros e é conhecido como Santo Antônio Casamenteiro”. É interessante destacar que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, um dia antes.

Segundo a crença popular brasileira, é uma ocasião em que as pessoas que desejam se casar ou encontrar um parceiro amoroso recorrem a simpatias e orações direcionadas a ele. Essa tradição faz parte das festividades juninas, juntamente com o Dia de São João e o Dia de São Pedro.

13 de junho é Dia de Santo Antônio

Conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua, ele nasceu em Lisboa, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195, e faleceu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231. Inicialmente, era um frade agostiniano renomado por sua erudição e habilidades como pregador.

Mais tarde, ingressou na Ordem Franciscana de São Francisco de Assis, em 1220. Sua devoção e contribuições para a igreja o tornaram uma figura respeitada e venerada em todo o mundo.

Oração de Santo Antônio

Santo Antônio é amplamente venerado por ser considerado o “Santo Casamenteiro”, e, portanto, existem inúmeras orações dedicadas a ele nesse contexto. Essas preces são recitadas por aqueles que buscam a intercessão do santo para encontrar um parceiro amoroso ou para fortalecer os laços matrimoniais.

Milagres de Santo Antônio

Ao longo de sua vida, Santo Antônio realizou diversos milagres, e um dos mais famosos é conhecido como o milagre da pregação aos peixes. Durante sua estadia na Itália, ele dirigiu-se à cidade de Rimini com o objetivo de evangelizar os hereges. Ao não ser ouvido pelos habitantes locais, decidiu transmitir a palavra de Deus aos peixes que estavam no mar próximo. De forma surpreendente, os animais emergiram das águas.