Febre Maculosa: Doutor Drauzio Varella explica tudo que você precisa saber sobre doença que preocupa o Brasil

Doença chamada de Febre Maculosa está ligando o alerta das autoridades sanitárias do país.

PUBLICIDADE

A febre maculosa é uma doença que se propaga através do carrapato-estrela que está infectado com uma bactéria. Para transmitir essa enfermidade, o inseto precisa permanecer fixado na pessoa por pelo menos quatro horas.

A patologia é uma enfermidade que se propaga por meio do carrapato-estrela também conhecido como micuim, pertencente à espécie Amblyomma cajennense, quando este está infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Esse tipo de carrapato, que se alimenta de sangue, pode ser encontrado em animais de grande médio e grande porte.

Transmissão da febre maculosa

Conforme o portal do Doutor Drauzio Varella, A transmissão da doença ocorre quando o carrapato infectado permanece fixado na pele das pessoas por um período mínimo de quatro horas. É importante ressaltar que os carrapatos mais jovens e de menor tamanho representam vetores mais perigosos, pois são mais difíceis de serem detectados. No entanto, vale salientar que a doença não é transmitida de pessoa para pessoa, sendo exclusivamente transmitida pela picada do carrapato infectado.

Quando a bactéria penetra na corrente sanguínea, ela causa uma condição chamada vasculite, que resulta em danos à camada interna dos vasos sanguíneos, conhecida como endotélio. Os primeiros sintomas geralmente surgem entre dois a 14 dias após a picada do carrapato, sendo mais comum ocorrerem cerca de sete dias após o contato.

Sintomas da febre maculosa

A doença se inicia abruptamente, apresentando uma variedade de sintomas semelhantes aos de outras infecções, tais como: febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, perda de apetite e sensação de cansaço. Posteriormente, surgem pequenas manchas avermelhadas conhecidas como máculas, que aumentam de tamanho e se tornam elevadas, formando lesões chamadas maculopápulas.

Tratamento indicado para febre maculosa

O tratamento da febre maculosa brasileira é eficaz quando administrado nos estágios iniciais da doença, geralmente nos primeiros dois ou três dias após os sintomas se manifestarem. O uso de antibióticos, como tetraciclina e clorafenicol, tem se mostrado efetivo no combate à doença.

É importante ressaltar que, caso o tratamento não seja iniciado dentro desse período, as lesões causadas pela doença podem se tornar irreversíveis, aumentando significativamente o risco de óbito. Portanto, a prontidão no diagnóstico e tratamento adequado são fundamentais para garantir a recuperação dos pacientes.