Febre Maculosa: meu cachorro pode transmitir? Essas e outras dúvidas são esclarecidas por Drauzio Varella

Doutor Drauzio Varella esclarece dúvidas sobre a febre maculosa que tem preocupado o Brasil com sequência de casos.

PUBLICIDADE

Após ocorrer um incidente grave na região de Campinas, onde três indivíduos foram contaminados, possivelmente no mesmo local, com a bactéria causadora da febre maculosa, a preocupação em relação ao risco de contato com carrapatos tem aumentado.

Três óbitos em decorrência da doença foram confirmados, e todos estiveram presentes na Fazenda Santa Margarida, localizada no distrito de Sousas, em Campinas, durante uma festa. Como medida preventiva, a programação de eventos na propriedade foi suspensa.

Dúvidas sobre a febre maculosa

A febre maculosa é uma doença que desperta preocupações e gera questionamentos sobre sua transmissão. Uma dúvida frequente é se o contato direto com cães pode resultar na transmissão da doença para os humanos. Especialistas apontam que, em geral, é pouco provável que os cães domésticos sejam responsáveis por transmitir a febre maculosa aos seus proprietários.

Para que um cão transmita a doença, seria necessário que ele vivesse em uma região onde houvesse carrapatos infectados, o que não é comum em áreas urbanas e no ambiente doméstico.

Uma preocupação recorrente relacionada à febre maculosa é a possibilidade de deixar sequelas após a sua ocorrência. Especialistas alertam que, quando o tratamento com antibióticos não é iniciado nos estágios iniciais dos sintomas, a doença pode progredir e causar danos significativos ao organismo.

O que fazer em caso de suspeita de febre maculosa

É importante salientar que, diante de qualquer suspeita ou preocupação em relação à febre maculosa, é fundamental consultar um profissional de saúde para um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado. A prevenção, por meio de medidas de proteção contra carrapatos e a conscientização sobre os sintomas da doença, também desempenham um papel crucial na minimização dos riscos associados à febre maculosa.