Patrão paga rescisão em moedas de 1 centavo, mas recebe duro castigo: ‘carma’

O funcionário que sofria assédio moral no trabalho, processou o antigo patrão.

PUBLICIDADE

Em um caso bizarro que ganhou destaque mundial, o mecânico Andreas Flaten foi surpreendido ao receber o valor de sua rescisão de contrato com a OK Luxury Autoworks em maio de 2021. Ao invés de receber o montante em dinheiro, Andreas encontrou mais de 91 mil moedas de 1 centavo de dólar em frente a sua residência. O gesto foi uma vingança do chefe, Miles Walker, que também deixou um bilhete ofensivo junto às moedas.

O incidente ocorreu na cidade de Peachtree City, localizada no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, e chamou a atenção para o assédio moral no ambiente de trabalho.

Moedas estavam sujas de graxa

As moedas, todas sujas de graxa, pesavam impressionantes 228 quilos. Miles deixou o montante na entrada da casa de Andreas, numa clara tentativa de humilhá-lo. No entanto, a história teve um desfecho positivo graças à intervenção da Coinstar, uma empresa especializada na troca de moedas por valores em notas. A empresa decidiu ajudar Andreas e realizou a troca das 91,5 mil moedas por notas no valor de mil dólares.

A repercussão do caso não ficou apenas na troca das moedas. Na semana passada, a justiça emitiu uma ordem determinando que o dono da oficina mecânica pague a quantia de US$ 39.934,18 (equivalente a aproximadamente R$ 191 mil) a Andreas e outros oito funcionários.

Ação coletiva foi julgada

Os funcionários processaram o antigo empregador por assédio moral e salários atrasados em um processo coletivo. A decisão judicial trouxe alívio para Andreas, que afirmou: “Estou feliz que a justiça tenha sido feita. Eu acredito firmemente em carma agora”.