Conexão improvável: primos se veem como gêmeos, mas cientistas explicam a verdade por trás disso

Desvendando o mito da igualdade genética entre primos filhos de gêmeos.

PUBLICIDADE

Dois primos, que se consideram como irmãos gêmeos, viralizaram na internet após divulgarem seu canal no TikTok chamado The Peter Wins. eles possuem uma conexão genética bem incomum, os pais deles são gêmeos idênticos, que se casaram com gêmeas idênticas.

No entanto, especialistas afirmam que, mesmo compartilhando a informação genética de gêmeos, eles não podem ser considerados gêmeos idênticos, já que muitas variáveis genéticas estão em jogo durante a geração de gametas.

Cientistas explicam conexão genética entre primos que se consideram irmãos gêmeos

Salmo Raskin, doutor em Genética e especialista em Genética Molecular, explica que primos de primeiro grau têm em média 12,5% de seu DNA em comum, mas se as mães ou os pais forem gêmeos, esse percentual sobe para 25%. Se ambos pais e mães forem gêmeos, eles compartilham 50% do DNA, que está muito acima do que os primos comuns compartilham.

No entanto, a chance de esses primos serem gêmeos idênticos não existe, mesmo que ambos tenham pais gêmeos. Durante a fecundação, a recombinação é uma mistura crucial que envolve a formação de gametas.

Similaridade Genética entre Primos

Cada par de cromossomos de cada parceiro se mistura para criar dois novos cromossomos, o que significa que mesmo os filhos geneticamente ligados de casais idênticos têm 50% de sua carga genética de um avô que é diferente do outro, tornando impossível a chance de serem geneticamente idênticos. Portanto, embora ambos primos possuam a informação genética de gêmeos, a chance de eles serem geneticamente idênticos é muito baixa, próximo a zero.