Na hora de fazer as compras no supermercado muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual azeite levar para casa. São tantas marcas, opções e preços variados que o consumidor muitas vezes não sabe qual seria a melhor opção.
O azeite proporciona vários benefícios à saúde, além de dar um sabor especial aos alimentos. Mas é preciso ficar atento para não errar na hora da escolha e levar o melhor para a família.
Circulam rumores na web de que o consumidor precisa se atentar à cor da tampa da embalagem, pois isto indicaria qual azeite é de melhor qualidade. De acordo com esses rumores, as tampas vermelhas mostram que o azeite é indicado para preparos quentes, como é o caso de fritura.
Cor da tampa não indica nada
As outras cores indicariam que o azeite serve para preparar saladas. Só que esta informação é falsa, segundo informou um especialista que deu entrevista para o VivaBem, no portal UOL.
Luiz Fernando de Oliveira Silva é engenheiro agrônomo e explicou que não existe um padrão para a cor da tampa das embalagens de azeite, por isso o consumidor não deve levar este detalhe em consideração na hora da compra.
Azeite deve ficar em embalagem escura
O que deve ser observado para a escolha do azeite é se ele é extravirgem ou não, sendo que a primeira opção traz todas as propriedades nutricionais e é o mais indicado para o consumo.
Para ser extravirgem, o azeite tem que ter no máximo 0,8% de acidez e o peróxido não pode passar de 20. Outra dica é dar preferência para as embalagens escuras, pois isto impede que o produto sofra oxidação. E por fim, o consumidor precisa ficar atento à data de validade que está impressa na embalagem.