Muitas pessoas costumam tomar uma lata de cerveja toda noite. Durante o fim de semana aumentam o consumo da bebida, mas durante a semana não vão para cama enquanto não tomarem ao menos uma latinha.
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool realizou um estudo e descobriu que sentimentos positivos estão relacionados ao fato das pessoas beberem. Por isso muitas fazem isso para enfrentarem o estresse ou quando estão mais tristes.
O Brasil ocupa a 21ª posição em consumo de cerveja em todo o mundo, já que no país a médica é de 70 litros por pessoa ao ano. Uma curiosidade é que nosso país é o terceiro maior produtor de cerveja, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Cerveja pode, sim, causar dependência
Se comparada a outras bebidas alcoólicas, a cerveja é até considerada mais leve, mesmo assim existe o risco de causar dependência e trazer problemas ao organismo, por isso muitos profissionais da saúde pedem para que o consumo seja feito com responsabilidade.
Importante ressaltar que mais de 3 milhões de pessoas no mundo morrem todos os anos por causas atribuídas ao álcool. Mas há quem acredite que o consumo da cerveja pode trazer benefícios, por exemplo, a dieta mediterrânea aconselha a fazer uso moderado do álcool, no caso, o vinho.
O álcool pode trazer vários problemas ao organismo
Os pesquisadores então resolveram investigar para saberem o que acontece com quem faz uso diário de outras bebidas alcoólicas, como a cerveja. Cada organismo reage à bebida de uma forma, mas no geral, quem ingerir uma lata de cerveja toda noite, poderá enfrentar os seguintes problemas: doenças do coração; aumento no risco de tumores;
morte precoce por todas as causas; alterações metabólicas e também mudanças neurológicas.
O consumo de uma lata de cerveja por noite faz com que o organismo fique mais resistente ao álcool e com isso a pessoa pode aumentar a quantidade, levando à dependência. A dica então é tomar muito cuidado com a quantidade de bebida alcoólica que se está consumindo.