Sinusite: sintomas que indicam necessidade de buscar médico com urgência; jovem de 19 anos perdeu a vida

Um rapaz de apenas 19 anos de idade acabou morrendo vítima das complicações de uma sinusite.

PUBLICIDADE

Um jovem universitário de apenas 19 anos morreu após uma forte crise de sinusite. O caso ocorreu no Reino Unido e ganhou destaque nas redes sociais. Harvey Edwards era estudante de bioquímica na Universidade de Liverpool. Ele começou a sentir fortes dores no rosto e dificuldade para conseguir respirar. Os sintomas surgiram no início do mês de junho.

A situação do jovem que morreu por complicações da sinusite era tão grave que foi necessário colocá-lo em coma induzido. Os médicos tomaram a decisão numa tentativa de aliviar a pressão cerebral provocada pela inflamação. Antes de ser internado, ele começou o tratamento em casa usando antibióticos.

Contudo, Harvey Edwards acabou sofrendo uma piora rápida dos sintomas, sendo necessária a internação. Por causa da forte inflamação gerada pelo quadro de sinusite, o jovem teve uma série de derrames. A família e os médicos decidiram desligar os aparelhos que davam suporte a vida do paciente. Os profissionais haviam detectado que não existiam chances dele voltar a vida.

Sinusite: doença pode causar a morte?

Em caso de complicações é possível que a doença acabe evoluindo com gravidade levando a morte do paciente. A sinusite é uma inflamação que acomete os seios da face e as cavidades da cabeça que são distribuídas ao redor dos dentes, nariz e olhos.

De acordo com a informação do médico Marcello Bossois, coordenador técnico do Brasil Sem Alergia, o rapaz pode ter sofrido uma complicação das inflamações que são características da condição. O profissional frisou que a sinusite bacteriana pode evoluir de uma maneira que acabe atingindo o cérebro.

Sintomas da sinusite

O especialista recomenda que indivíduos com quadro de sinusite precisam estar atentos a possibilidade de complicações. Veja abaixo os sinais que indicam procurar com urgência ajuda médica.

  • Dor de cabeça persistente e intensa que não melhora com uso de analgésicos;
  • Confusão mental e alteração no nível de consciência;
  • Vômitos, náuseas, alteração de sensibilidade na região dos braços, mãos, pernas e pés.

Pessoas que sofrem com rinite, excesso de secreção e nariz entupido com frequência precisam manter alguns cuidados. O ideal é ter uma boa alimentação, hidratação adequada, deixar o nariz limpo e ter um sistema imunológico forte.