Você sente isso durante a noite? Cuidado, pois pode ser sintoma de câncer no rim

Urologista explica que esse pode ser um sinal sutil da doença.

PUBLICIDADE

O câncer do rim é uma doença que afeta milhares de indivíduos todos os anos no Brasil, sendo maioria entre 50 e 70 anos. A enfermidade está entre os 13 tipos mais frequentes. Segundo pesquisa realizada em 2020, a ele acometeu 12 mil pessoas e provocou a morte de 4 mil no ano em questão.

A identificação do câncer de rim só pode ser feita por meio de exames e consulta médica. Entretanto, é importante se ater aos sintomas que a doença tem, ainda no início, para que o tumor seja tratado precocemente, o que dá ao indivíduo mais chances de recuperação.

Especialista diz sintoma inicial do câncer no rim 

Há alguns sinais de câncer no rim que podem ajudar o paciente a identificar a doença cedo. Em conversa ao portal Metrópoles, o urologista Thiago Castro explica que existe um sintoma em específico, que costuma se manifestar durante a noite, e que provavelmente se refere ao tumor renal: suor noturno. 

“Muitas pessoas não apresentam sintomas nas fases iniciais da doença ou apresentam sinais menos comuns, que podem sugerir várias outras patologias. A sudorese noturna excessiva é um deles, juntamente com a perda de peso, febre e pressão alta”, explica o urologista.

Outros sintomas do câncer no rim

Segundo especialista, os sintomas mais característicos do câncer no rim só costumam aparecer quando o paciente já está em um quadro mais avançado do problema. Entre os mais comuns estão: anemia, perda de apetite, dores na região da lombar, massa na lombar, sangue ao urinar, febre, perda de peso sem motivo justificável e fadiga.

Ao identificar os sintomas acima mencionados, é importante procurar um médico o mais rápido possível para a realização dos devidos exames.