A nova moda de adicionar sal ao café tem gerado curiosidade. Em busca de esclarecimentos, especialistas como Ensei Neto têm se dedicado a entender essa prática.
De acordo com Ensei, a explicação para essa tendência reside em razões científicas. Os seres humanos têm a capacidade de perceber diferentes gostos em áreas específicas da boca, e o sabor amargo do café nem sempre é bem recebido. Por esse motivo, muitos recorrem ao açúcar ou adoçante para atenuar a amargura.
O açúcar está sendo substituído
Contudo, alguns indivíduos optaram por substituir o açúcar pelo sal. De acordo com Ensei Neto, a razão para essa escolha está no seguinte processo: o sódio atua como um modulador da percepção do amargo. Ao adicionar sal ao café, essa parte da boca responsável pela identificação do amargor é inibida, tornando a bebida mais suave e agradável para alguns.
Embora o café com sal tenha ganhado destaque nas redes sociais recentemente, essa substituição não é uma novidade absoluta. Países asiáticos, como a Coreia, já adotavam essa prática há algum tempo. O segredo para uma experiência agradável está na quantidade, que deve ser mínima para evitar um sabor excessivamente salgado que prejudicaria a bebida.
É preciso salgar com moderação
Dessa forma, para os amantes de experimentações gastronômicas ou para aqueles que desejam variar o tradicional café adoçado, essa tendência merece uma tentativa. Lembrando sempre de adicionar o sal com bastante cautela e ajustar conforme o paladar. Apesar de ser uma experiência nova, o excesso de sal pode ser perigoso.