Coceira nas mãos? Esses são 4 motivos que podem fazer isso acontecer; um deles é doença grave

É importante estar atento ao sinal e procurar atednimento médico para a realização de exames.

PUBLICIDADE

Muitas pessoas sentem coceiras nas mãos em alguns momentos do dia. Essa situação pode ser bastante incômoda, dependendo da intensidade do prurido. Grande parte dos indivíduos apenas ignora o sintoma e evitam ir ao médico para saber do que se trata. Mas afinal, o que significa mãos coçando?

Existem diversos motivos que podem levar as mãos a coçarem e em grande parte das vezes não costuma ser algo tão preocupante. Entretanto, quando esse sintoma se torna persistente, é importante procurar um médico para uma consulta a fim de saber o que realmente o está provocando.

Coceira nas mãos pode ser doença no fígado

Um dos problemas que podem fazer as mãos cocarem é a doença chamada colangite biliar primária. Trata-se de uma condição autoimune na qual as células atacam os canais que levam a bile do fígado até o intestino. Ela provoca, entre outros sintomas, coceira persistente nas mãos, principalmente nas palmas.

Além da coceira nas mãos, a colangite biliar primária também provoca prurido nos pés e fadiga crônica. A médica que o fígado é destruído da doença, começam a aparecer sinais como inchaço na barriga e dores abdominais. Existem tratamentos que combatem à doença. Dependendo do caso, pode haver necessidade de transplante.

Outros motivos para coceira nas mãos

Existem outros motivos para sentir as mãos cocarem, como dermatite, uma reação inflamatória na pele. Esse problema pode ser provocado por exposição a substâncias como sabão, detergente, sabonete, solventes ou qualquer outro produto que a pessoa seja alérgica. Quando há esse contato, é importante lavar bem as mãos para eliminar o que está causando a coceira.

Pele seca

Outro motivo que pode fazer as mãos coçarem é o ressecamento, pois a pele precisa de hidratação frequente para evitar esse problema. Nesse caso, é importante fazer a utilização de um hidratante de sua preferência, principalmente os que tenham como base princípios ativos como ureia, lactato de amônio, óleos vegetais e ativos protetores, como silicone, que criam um tipo de película sobre a pele.

Psoríase

A psoríase tem como um de seus principais sintomas a coceira, não apenas nas mãos, mas em alguns casos em outras partes do corpo, como couro cabeludo e orelhas. Essa doença não tem cura, mas pode ser aliviada com tratamento, de preferência prescrito por um dermatologista.