Dia de Nanã Buruquê: o que significa este Orixá?

Fique por dentro da história deste Orixá, Nanã Buruque e conheça o significado de seu dia na Umbanda e no Candomblé.

PUBLICIDADE

No panteão da religião afro-brasileira, Nanã Buruquê é uma das entidades mais veneradas e poderosas. Seu dia de celebração é um momento especial e carregado de significados profundos para os adeptos dessa religião. 

Quem é Nanã Buruquê?

Nanã Buruquê é uma das mais antigas divindades das religiões afro-brasileiras, oriunda da mitologia yorubá, que tem suas raízes na África Ocidental. Ela é considerada a Grande Mãe primordial, associada à criação, sabedoria, ancestralidade, lama, águas paradas e à transição entre a vida e a morte.

Na cosmologia yorubá, Nanã é a mãe de diversas divindades, incluindo Ossaim, Oxumaré e Ogum, sendo muitas vezes referida como a avó de outras importantes entidades espirituais. É também ligada ao ciclo da vida, à renovação e ao respeito aos mais velhos.

No Brasil, Nanã Buruquê foi sincretizada com a figura de Sant’Ana, uma das santas da Igreja Católica, o que contribuiu para sua preservação e culto mesmo após a proibição das religiões de matriz africana durante o período colonial e a escravidão.

O culto a Nanã Buruquê é realizado em terreiros de religiões afro-brasileiras, como o Candomblé e a Umbanda. Seus seguidores acreditam que ela detém grande sabedoria e força espiritual, capazes de trazer equilíbrio e proteção às suas vidas. É vista como a guardiã das águas estagnadas, representando a vida que surge do lodo e da lama, e também simboliza o ciclo da vida, onde tudo retorna à terra.

Nanã é considerada uma divindade exigente, porém amorosa e protetora. Seus fiéis acreditam que ela pode trazer curas, soluções para problemas e ajuda na superação de obstáculos.

O Dia de Nanã Buruquê

O dia de celebração de Nanã Buruquê é uma data especial para os adeptos das religiões afro-brasileiras. Embora a data possa variar de um terreiro para outro, geralmente é comemorado em 26 de julho.

As celebrações incluem rituais, danças, cânticos, oferendas e agradecimentos à divindade. Oferendas específicas são preparadas para honrar Nanã, como alimentos, flores, velas e objetos que simbolizam o seu poder e sua ligação com a ancestralidade.

Nesse dia, os fiéis também podem fazer pedidos e agradecimentos, buscando a proteção e a bênção dessa poderosa entidade. Além disso, é um momento de reafirmar a importância do respeito aos mais velhos e à ancestralidade, valores fundamentais dentro das religiões de matriz africana.

O Dia de Nanã Buruquê é uma ocasião de grande significado e importância nas religiões afro-brasileiras. Celebrar essa poderosa divindade é uma forma de reconectar-se com as raízes ancestrais, honrar a sabedoria e a força do feminino primordial e buscar proteção e equilíbrio para a vida. Além disso, é um momento de ressaltar a relevância da ancestralidade e do respeito aos mais velhos dentro dessas tradições religiosas.