Sente isso na barriga após comer? Cuidado, pois é um dos primeiros sinais de câncer no ovário

É importante receber um diagnóstico precoce para melhor resultado do tratamento.

PUBLICIDADE

Todos os anos, milhares de mulheres são acometidas por câncer de ovário no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é de que o número de casos novos da enfermidade será de 7.310 por ano durante o período de 2023 a 2025, indicando risco estimado de 6,62 casos novos por 100 mil mulheres.

O câncer de ovário é o nono tipo mais frequente em mulheres, ocupando a terceira posição quando se trata de neoplasia mais frequente no sistema reprodutor feminino. Não há uma resposta exata para o que causa o câncer de cada pessoa, mas a doença tem relação com fatores ambientais, genéticos e hormonais.

Esse é um dos primeiros sinais de câncer no ovário

Assim como quase todas as todas, o câncer de ovário apresenta alguns sinais que indicam sua presença. Um deles é a compressão no estômago após comer. Apesar desse sintoma poder estar associado a outros problemas de saude, é bastante comum que ele apareça em pacientes portadoras desse tipo de câncer.

Outros sintomas de câncer de ovário

Além do acima mencionado, existem outros sintomas que surgem em mulheres com câncer de ovário, como urgência para urinar ou mudança nos hábitos urinários, sensação de inchaço constante, perda do apetite, problemas gastrointestinais, dor na pelve e dor na região abdominal.

Ao notar os sintomas, é importante procurar um médico, pois ele irá orientar a paciente os exames que devem ser realizados. É importante detectar o câncer o mais rápido possível, levando em consideração que quando mais cedo a doença for diagnosticada, mais eficácia deve ter o tratamento.

Vale destacar que os sintomas citados não implicam na afirmação na presença de câncer, pois somente exames específicos poderão afirmar a presença da neoplasia.