Existe tratamento para síndrome genética do filho de Zé Vaqueiro? Entenda diagnóstico da criança

O cantor revelou que seu filho caçula nasceu com uma malformação congênita; doença afeta vários sistemas do corpo.

PUBLICIDADE

Na tarde desta quarta-feira (26), o cantor Zé Vaqueiro compartilhou uma triste notícia com seus seguidores. O filho caçula do cantor precisou ser internado na UTI após nascer com uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13. Essa doença genética é considerada bastante rara e, apesar de contar com tratamento, infelizmente ainda não possui cura.

A condição de Arthur ocorre quando há a presença de três cromossomos do grupo 13, enquanto deveria ter apenas um par. Essa condição pode levar à síndrome de Patau, uma malformação genética que afeta o sistema nervoso. Essa doença é mais comum em mulheres e, em alguns casos, pode ser identificada durante a gestação.

Filho de Zé Vaqueiro nasceu com doença rara; ele está internado na UTI

A síndrome em questão não possui cura, o que requer que os pacientes recebam acompanhamento médico multidisciplinar ao longo de suas vidas. O tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas associados à condição. Infelizmente, muitos pacientes não vive além dos 10 anos, o que torna um desafio para os familiares que têm que lidar com a situação delicada.

De acordo com informações fornecidas pela rede de hospitais D’or São Luiz, a síndrome em questão pode se manifestar com sintomas como deficiência intelectual, possíveis anomalias nas orelhas, pés e olhos, microcefalia, dedos a mais nas mãos, queixo de tamanho reduzido, complicações cardíacas e doenças renais.

Essa condição é caracterizada por uma série de características físicas e de saúde que podem variar em gravidade de um indivíduo para outro. O diagnóstico precoce e o acompanhamento médico adequado são fundamentais para proporcionar o melhor suporte e cuidados possíveis aos pacientes afetados por essa síndrome.

Zé Vaqueiro faz pronunciamento e cancela agenda de trabalhos

Por meio de sua conta oficial no Instagram, Zé Vaqueiro divulgou a condição de saúde de seu filho, fruto de seu relacionamento com Ingra Soares, e informou que precisou cancelar suas próximas apresentações até o dia 17 de agosto. O cantor afirmou que ficará ao lado de sua família e de sua esposa, que está precisando de apoio. Ele também pediu orações para seu filho que está internado na UTI.