Como evitar que a panela de pressão se torne uma bomba dentro de casa; todo cuidado é pouco

Pessoas que fazem uso da panela de pressão devem tomar muito cuidado para evitar explosões.

PUBLICIDADE

A panela de pressão facilita muito a vida das pessoas que se arriscam na cozinha. Ao usar o utensílio, porém, todo cuidado é pouco; e algumas dicas são importantes para que acidentes não aconteçam.

Recentemente, circulou nas redes sociais o vídeo de uma panela de pressão que explodiu, quando duas irmãs estavam cozinhando. Ninguém ferido, mas já houve casos de óbito, por causa da explosão de uma panela de pressão.

Você pode ter usado panela de pressão de forma errada a vida toda

Nesta sexta-feira (28), o programa Encontro, da TV Globo, levou ao ar informações sobre o uso correto da panela de pressão. A jornalista Valéria Almeida deu quatro dicas fundamentais para não acontecerem acidentes na hora de preparar algum alimento com o auxílio do cozimento à pressão.

A primeira dica é: use no máximo dois terços do volume da panela, pois o último terço deve ficar livre para a pressão. Também é importante diminuir o fogo quando a pressão começar, quanto mais alto o fogo, mais acelerada a panela trabalha e isso é perigoso. Nunca retire a pressão da panela, deixe sair automaticamente durante o resfriamento natural do utensílio, para evitar problemas na válvula da pressão.

O quarto erro muita gente comete

A última dica a ser observada ao usar a panela de pressão é nunca retirá-la do fogo e colocá-la debaixo da torneia, porque a mudança brusca de temperatura pode fazer o utensílio explodir. Essas são regras fundamentais que devem ser tomadas. O uso correto da panela de pressão é fundamental para não acontecerem acidentes.