Qual a cor da sua gengiva? Coloração pode indicar se você pode ter problemas de saúde

É importante observar os sinais que o corpo mostra quando algo não está bem.

PUBLICIDADE

Você sabia que a cor da sua gengiva pode indicar a presença de problemas de saúde em diversos órgãos? Pois, sim, a coloração apresentada por essa parte do corpo, a qual nem todas as pessoas dão atenção, é capaz de indicar desde condições comuns até as mais delicadas.

Quando o corpo humano está doente, ele costuma nos mandar sintomas de acordo com cada problema de saúde. Sendo assim, torna-se mais fácil detectar a enfermidade e ir em busca de uma resolução. A seguir, você verá o que a coloração apresentada pela gengiva pode indicar sobre sua saúde.

Gengivas rosadas

Se a sua gengiva está apresentando uma coloração rosada, geralmente é um bom sinal com relação à saúde do seu corpo. Isso indica oxigenação adequada e boa circulação sanguínea. Vale destacar que há menos probabilidade de sangramento durante a escovação em uma gengiva saudável.

Gengivas em outras colorações

Se a gengiva está branca, há grande chance de que você esteja com anemia. No caso de coloração avermelhada, pode indicar higiene oral ruim, que tem a possibilidade de avançar para uma inflamação. Nesse caso, é imprescindível haver uma boa escovação e cuidados com a boca.

Gengivas vermelhas ou de tom azul podem indicar falta de oxigenação adequada, possivelmente provocada por problemas respiratórios ou do coração. Já gengivas com manchas pretas ou castanhas podem sugerir que algo está fora do normal, sendo importante procurar um dentista para uma avaliação em caso de mudanças nas manchas.

Vale ressaltar que independente da coloração apresentada pela gengiva, realizar uma higiene oral adequada é de imensa importância para prevenir problemas, princialmente cáries e tártaros.