Bolo de Fubá fofinho: baixo custo e ótimo rendimento

Aprenda como fazer o bolo de maneira prática, barata e com um bom rendimento.

PUBLICIDADE

Bolo de Fubá fofinho é fácil de fazer; aprenda como preparar essa sobremesa saborosa de maneira fácil e rápida, sem gastar muito e com um ótimo rendimento.

Que o bolo de fubá é uma ótima pedida qualquer hora do dia todo mundo concorda, mas o que poucos sabem é como surgiu essa sobremesa que está presente na mesa de todo mundo e nas festas típicas como a de São João.

Fazendo parte da nossa cultura, o bolo de fubá tem influências indígenas, portuguesas e africanas. Dos indígenas herdamos a tradição do consumo de produtos feito com milho. Dos portugueses e africanos, herdamos a palavra fubá, cujo significado na língua quimbunda é farinha. A receita foi criada na época do Brasil Colonial.

Ingrediente do Bolo de Fubá fofinho

O preparo servia para substituir a farinha de trigo que, era um dos ingredientes mais caros, por ser importada de Portugal. Os portugueses ajudaram a tornar popular os pratos à base desse cereal. Com isso, o bolo de fubá logo tomou conta de quermesses e festas juninas, devido ao seu modo de preparo simples.

Para fazer a receita será preciso 4 ovos inteiros, 2 copos de açúcar, 1 copo de suco de laranja, 1 pitada de sal, 1 copo de óleo, 1 copo de farinha de trigo, 1 copo de fubá, 1 colher de sopa de fermento em pó. Caso goste, pode ser acrescentado na receita 1 colher de chá de erva-doce.

Modo de preparar Bolo de Fubá fofinho

Primeiro bata os ovos, óleo, açúcar, suco de laranja e sal. Em seguida, coloque o fubá, a farinha de trigo, o fermento e a erva-doce. Quando a massa estiver bem homogênea, unte a forma com manteiga, canela e açúcar. Derrame a massa e leve ao forno em 180ºc por aproximadamente 35 minutos ou até enfiar o palito de dente e sair seco.

Quando já estiver assado, basta polvilhar um pouco de açúcar e canela para deixá-lo mais saboroso ainda. Sirva-o quente ou frio, podendo ser com café, refrigerante ou suco de sua preferência. Essa é uma receita com rendimento para 8 porções.