Sintomas, tratamento e prevenção da doença que Aracy Balabanian tratava, antes de falecer

Atriz Aracy Balabanian faleceu nesta segunda-feira, após tratamento contra doença.

PUBLICIDADE

A atriz Aracy Balabanian foi a óbito aos 83 anos nesta segunda-feira, 7, após enfrentar uma batalha contra dois tumores no pulmão, diagnosticados no ano passado após um derrame pleural que levou à acumulação de líquido no órgão.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que durante o período de 2023 a 2025, cerca de 32.300 novos casos da patologia sejam diagnosticados anualmente no Brasil. Infelizmente, os tumores pulmonares continuam liderando o ranking das doenças oncológicas que mais resultam em óbitos a cada ano, conforme dados da OMS.

Sintomas e prevenção de câncer do pulmão

O câncer de pulmão é uma enfermidade grave que pode se manifestar por diversos sintomas, como tosse constante, falta de ar, dores no peito, emagrecimento não intencional e apresentação de sangue no escarro. Geralmente, está associado ao tabagismo e à exposição a substâncias tóxicas.

A prevenção é fundamental e envolve evitar o tabagismo, bem como a exposição a agentes carcinogênicos, como a fumaça de cigarro alheia e a poluição do ar. Além disso, realizar exames de rastreamento, como a tomografia computadorizada de baixa dose em grupos de risco, pode auxiliar na detecção precoce da doença.

Tratamento do câncer pulmonar, enfrentado por Aracy Balabanian

O tratamento do câncer de pulmão muda conforme o estágio da doença e pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia direcionada e imunoterapia. A abordagem multidisciplinar, envolvendo oncologistas, cirurgiões e outros profissionais de saúde, é essencial para definir a melhor estratégia para cada paciente.