Fique de olho na rouquidão: problema na voz é um dos sintomas de doença que tirou a vida de Aracy Balabanian

Atriz faleceu aos 83 anos, após ser internada devido ao diagnóstico de câncer de pulmão.

PUBLICIDADE

A atriz Aracy Balabanian faleceu aos 83 anos, na segunda-feira (7). A artista estava internada em hospital do Rio de Janeiro havia três dias devido ao agravamento do câncer de pulmão que havia sido diagnosticado no final do ano passado.

Aracy foi fumante, mas havia parado com o hábito há mais de 30 anos. O tabagismo é um dos fatores de risco para a doença pulmonar, mas não é possível afirmar que esta foi a causa do desenvolvimento do câncer em Aracy Balabanian, atriz que atuou em diversas novelas de sucesso nos mais de 50 anos de carreira.

Atenção aos sintomas

A rouquidão costuma provocar incomodo e dificuldade para comunicação. Este problema pode ser causado por vários fatores. Excesso de líquido gelado, por exemplo, pode irritar a garganta e trazer à tona a rouquidão, mas é importante ficar em alerta caso o problema aconteça com frequência e se demorar a passar.

A rouquidão é um dos sintomas do câncer de pulmão, mas ficar rouco, obviamente, não é sinônimo da doença. Se está rouco há alguns dias e a situação parece não melhorar ou se apresenta rouquidão com frequência, procure um médico. Exames detalhados vão determinar a causa do problema e indicar o melhor tratamento.

Câncer de pulmão

Além da rouquidão, tosse, dor no peito, falta de ar, perda de peso sem explicação, perda de apetite e fadiga estão entre os sintomas do câncer de pulmão. Em casos mais graves, quando a doença avança para outros órgãos, os sintomas incluem dores nos ossos, pele na cor amarelada (icterícia), nódulos pelo corpo e alterações no sistema nervoso.