Isso é o que pode acontecer se você tem o hábito de segurar o espirro

Quando espirramos nosso corpo expulsa do organismo substâncias que poderiam nos fazer mal.

PUBLICIDADE

Você provavelmente já ouviu falar que segurar um espirro não é nada saudável, mas sabe o motivo? Primeiramente, é importante saber que o espirro é apenas uma resposta corporal a algum tipo de irritação na camada da superfície do nariz.

O espirro acontece principalmente quando somos expostos à poeira, perfume forte ou o ar frio. A sua principal função é remover do corpo tudo o que pode ser prejudicial para o nosso organismo. Assim, quando espirramos corretamente, expulsamos do corpo substâncias que poderiam nos fazer mal.

O que acontece se eu segurar o espirro?

As pessoas, muitas vezes, não entendem a razão pela qual é realmente perigoso segurar um espirro, visto que é algo tão habitual em nossas vidas. Entretanto, dependendo da potência e velocidade de um espirro, quando é reprimido, pode trazer uma série de dificuldades para o corpo.

As consequências podem ser dores de cabeça, sofrer danos ou rompimento do tímpano, hemorragia ocular, causar ruptura de um vaso sanguíneo, dores cervicais e pode até mesmo causar um AVC. Em alguns casos, dependendo da pressão de ar do espirro comprimido nos pulmões, pode causar danos em nosso sistema respiratório ou até resultar na fratura de uma costela.

Paciente é hospitalizado após segurar espirro

Em 2018, um homem teve que ser internado no hospital após passar mal por ter segurado um espirro. O paciente apresentou inchaço no pescoço, dores para se alimentar e dificuldade para falar. Ao comprimir o espirro, sua faringe acabou se rompendo e ele teve que se alimentar por sonda até recuperar.