Paciente escreve sim e não em seus joelhos antes de ser operado

O paciente foi orientado a marcar com sim o joelho que seria operado e não no joelho saudável.

PUBLICIDADE

O geneticista Anderson Arruda, de 50 anos, optou por uma estratégia direta e inovadora para evitar possíveis falhas médicas durante sua cirurgia recente. No último sábado (12), em Fortaleza, ele fez marcações simples nos próprios joelhos com as palavras sim e não, indicando qual articulação deveria ser operada.

A intervenção foi necessária após um acidente que resultou em uma ruptura do ligamento cruzado em seu joelho esquerdo.

Paciente foi orientado pela equipe médica

Anderson explicou que as marcações tiveram origem quando ele recebeu instruções da equipe de enfermagem. Ele mencionou que a inclusão dos elementos sim e não representa uma prática comum entre enfermeiros que trabalham com cirurgias de membros duplos, como os joelhos. Isso tem o propósito de prevenir equívocos e garantir uma maior segurança durante a realização do procedimento cirúrgico.

A equipe médica também sugeriu desenhar um alvo no joelho a ser submetido à cirurgia, reforçando o protocolo de segurança para evitar erros. Anderson também recebeu um texto com orientações pré-cirúrgicas, incluindo dieta e cuidados pós-operatórios. Ele explicou que foi orientado a marcar a perna doente e já na sala de cirurgia foi perguntado várias vezes a respeito de qual membro seria operado, todo o procedimento evita erros.

Método começou a ser usado em 2013

Após a cirurgia realizada no último sábado, Anderson recebeu alta no dia seguinte para continuar a recuperação em casa. Ele contou que continua se recuperando e não pode colocar o pé no chão por 10 dias. Apesar de engraçado, esse método faz parte de um protocolo de segurança do Ministério da Saúde, que começou a ser implantado em 2013 e evita que o membro saudável seja operado indevidamente.