Após vídeo de Maíra Cardi com Thiago Nigro viralizar, médicos explicam se a gordura da carne faz mal à saúde

Recentemente, a influenciadora foi vista tirando a gordura da carne para o noivo não comer.

PUBLICIDADE

Na última semana, viralizou um vídeo em que a influenciadora Maíra Cardi aparece tirando a gordura do bife de picanha que o seu noivo, Thiago Nigro, estava comendo. Durante a gravação, Maíra disse que só iria deixar o que ele poderia comer e que não fosse prejudicial à saúde. Porém, o empresário rebateu: “Vai sobrar nada. Tá tirando parte da carninha também, amor”. A partir disso, surgiu um debate nas redes sociais: comer a gordura da carne faz mal a saúde?

Conforme informações de alguns especialistas ouvidos pelo site VivaBem, o consumo da gordura de forma esporádica não é prejudicial, quando a pessoa tem hábitos de vida saudáveis, ou seja, faz exercícios físicos regularmente e mantém uma alimentação equilibrada no dia a dia. Além disso, o consumo de carne diariamente não é capaz de aumentar o colesterol, mas, sim, o excesso de gordura e de outros alimentos que não são saudáveis.

Para e nutricionista especializada em obesidade e emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein, Isolda Vasconcelos, um problema na gordura da picanha é que, geralmente, ela precisa ser bem tostada para que fique saborosa. “Isso faz com que se forme uma substância chamada acroleína, que é cancerígena“, alerta. Contudo, a especialista pondera que, se for consumida sem tostar demais, não há problemas.

Médico explica efeito da gordura e da carne no dia a dia

Segundo o nutrólogo e endocrinologista, Durval Ribas Filho, toda gordura de origem animal contém proteína, que é fundamental para a reparação e a construção dos tecidos do corpo. Além de contribuir para a absorção de vitaminas e na produção hormonal.

Excesso de gordura pode causar prejuízo a saúde

Os especialistas destacam que, quando a gordura da carne é consumida de forma exagerada, pode causar alterações no colesterol LDL, fazendo com que desenvolva algumas doenças cardiovasculares e aumente a pressão arterial.

Os profissionais recomendam que a ingestão diária de gordura saturada seja de 10% do valor energético consumido. Vale ressaltar que não é somente a gordura animal que é saturada. Os produtos industrializados possuem muita gordura e é preciso ficar atento aos rótulos.