Insuficiência cardíaca: sintomas, causas e fatores de risco da condição que causou a internação de Faustão

O apresentador de 73 anos está internado desde o dia 5 de agosto, em São Paulo.

PUBLICIDADE

A internação do apresentador Fausto Silva, 73 anos, preocupou os telespectadores e disparou alarmes em relação à insuficiência cardíaca. O veterano está recebendo compensação clínica no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 5 de agosto.

Segundo informações do site Terra, geralmente, a insuficiência cardíaca se manifesta de maneira discreta, e a falta de ar costuma ser o principal sintoma. Ainda conforme a fonte, o paciente começa a se sentir cansado, principalmente ao correr ou subir escadas. Com o passar do tempo, a falta de ar tende a ficar cada vez pior, chegando a atrapalhar a realização de atividades cotidianas, como tomar banho.

Sintomas que podem indicar a insuficiência cardíaca

Nos casos mais graves, a falta de ar ocorre quando o paciente está deitado ou já dormindo. Com isso, acaba acordando durante a noite e, em alguns casos, precisa dormir em uma posição mais elevada, chegando até a ficar sentado.

Outro sintoma que costuma ser bastante comum é o inchaço em algumas partes do corpo, principalmente nos tornozelos. Em seguida, tende a atingir as pernas, coxas e genitais.

Em alguns casos, as pessoas podem reverter seus hábitos de micção, o que significa que urinam mais à noite do que durante o dia.

Causas da insuficiência cardíaca

Geralmente ocorre como uma consequência de outras doenças no coração, que atingem o músculo cardíaco ou as artérias coronárias. Assim, pacientes com hipertensão arterial ou que já tiveram infarto, devem ficar bastante atentos.

Alguns fatores de risco para a insuficiência cardíaca são: diabete, colesterol alto e o tabagismo.