Maneki Neko: conheça a história deste famoso amuleto para ter muita sorte

Descubra os segredos enigmáticos, a trajetória histórica e os simbolismos que envolvem o gato da sorte japonês.

PUBLICIDADE

O Maneki Neko, também conhecido como o ‘gato da sorte‘ ou ‘gato que acena‘, é uma figura icônica na cultura japonesa que representa boa sorte, prosperidade e proteção.

Esse amuleto cativante é frequentemente encontrado em lojas, restaurantes, lares e até mesmo em espaços públicos, acenando com sua pata para atrair boas energias e fortuna. A história por trás do Maneki Neko é fascinante e rica em simbolismo, mergulhando nas profundezas da tradição e folclore japoneses.

Origens do Maneki Neko

As origens do Maneki Neko remontam ao Japão do período Edo (1603-1868), uma época de grande efervescência cultural e artística. Acredita-se que o primeiro Maneki Neko tenha surgido em torno do século XVII, na cidade de Edo, atual Tóquio. No entanto, sua história verdadeira é envolta em lendas e mitos, o que adiciona uma camada adicional de mistério à sua trajetória.

Uma das lendas mais populares associadas ao Maneki Neko é a história do templo Gotoku-ji, situado nos arredores de Tóquio. Nessa lenda, uma gata pertencente a um templo estava abrigando-se durante uma tempestade quando avistou um samurai se abrigando debaixo de uma árvore próxima. A gata acenou para o samurai com sua pata, convidando-o a se juntar a ela no templo. Pouco depois, um raio atingiu o local onde o samurai estivera antes, salvando-o de um destino potencialmente fatal. Como sinal de gratidão, o samurai e sua família passaram a apoiar o templo e o culto à gata.

Significados e Variações

O Maneki Neko não é apenas uma figura adorável, mas também possui significados específicos associados a diferentes cores, poses e acessórios. Aqui estão algumas das variações mais comuns e seus significados:

Cores: O Maneki Neko pode ser encontrado em diversas cores, cada uma representando um aspecto específico. O branco é associado à pureza e felicidade geral, o preto afasta os maus espíritos e doenças, o dourado atrai riqueza e prosperidade, o vermelho é ligado ao amor e relacionamentos, e o verde promove a saúde e o bem-estar.

Pata Acenando: A pata que acena é um gesto universal de cumprimento e boas-vindas. Dependendo da pata que está levantada, o Maneki Neko pode atrair diferentes tipos de sorte. A pata direita levantada atrai dinheiro e riqueza, enquanto a pata esquerda levantada atrai clientes.

Acessórios: Muitos Maneki Nekos seguram diferentes acessórios, como moedas, sino e uma tigela. Cada acessório tem um significado próprio, como a tigela que simboliza a generosidade e a proteção, o sino que afasta os maus espíritos e a moeda que representa riqueza e prosperidade.

Ao longo dos anos, o Maneki Neko transcendeu as fronteiras do Japão e se tornou um símbolo reconhecido internacionalmente. Sua aparência cativante e a mensagem de sorte e prosperidade que transmite têm sido apreciadas por pessoas de diferentes culturas ao redor do mundo. Ele também se tornou um presente popular em muitas ocasiões, como inaugurações de negócios e celebrações de Ano Novo.