Novo estudo sobre cirurgia bariátrica levanta dúvidas sobre a eficácia e riscos de doenças após o procedimento

O procedimento é um dos assuntos mais comentados após Jojo Todynho passar pela cirurgia.

PUBLICIDADE

No último dia 20, Jojo Todynho foi entrevistada no Fantástico. Na ocasião, a cantora revelou que passou por uma cirurgia para emagrecer no começo desse mês. A cirurgia bariátrica altera a forma original do estômago, reduzindo sua capacidade de aceitar alimentos, dificultando a absorção do excesso de calorias. A equipe médica retirou 90% do órgão de Jojo.

A futura advogada foi operada por meio de uma videolaparoscopia. No Fantástico, o médico que fez a cirurgia afirmou que, além de retirar essa parte do estômago, também são eliminadas as células que produzem a grelina, responsável pela fome. Dessa forma, os profissionais esperam que Jojo elimine cerca de 30 a 50 quilos.

Cirurgia para emagrecer é questionada por estudo

Coincidentemente, na última semana, um novo estudo questionou a eficácia da cirurgia para perda de peso, envolvendo a cirurgia de bypass gástrico.

Um estudo da Universidade de Lund, na Suécia, apontou que as mudanças no metabolismo do paciente acontecem logo após a cirurgia bariátrica. Porém, um ano após a cirurgia de bypass gástrico para perda de peso, os efeitos positivos tendem a desaparecer.

A cirurgia de bypass envolve a redução do tamanho do estômago. O cirurgião também faz uma nova ligação do restante do órgão com o intestino. Esse é o método mais usado no Brasil.

Um dos efeitos positivos observados após a bariátrica é o aumento dos níveis de certas gorduras poliinsaturadas, vitais para o corpo para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Riscos de doenças voltam a aumentar após um tempo, diz estudo

Outro ponto positivo foi a redução da concentração de um determinado aminoácido, que muitas vezes indica resistência à insulina e aumento do risco de desenvolver diabetes tipo 2. Conforme o estudo, o risco de desenvolver diabetes aumenta novamente após um ano da cirurgia.