Faustão realiza transplante; entenda por que apresentador recebeu coração com apenas 7 dias na lista de espera

Neste domingo (27), Fausto Silva realizou o transplante de coração após grave insuficiência cardíaca.

PUBLICIDADE

Segundo a Revista Caras, intervenção cirúrgica realizada em Faustão somente 7 dias após sua inclusão na lista de espera por um transplante cardíaco confundiu alguns de seus seguidores, dado que o tempo de espera por um órgão no Brasil frequentemente estende-se até 18 meses.

Contudo, é importante salientar que a fila de espera é administrada por especialistas, considerando diversos critérios. Além da antiguidade da busca por um coração, fatores como a compatibilidade e detalhes médicos são criteriosamente avaliados.

Faustão fazia parte de grupo prioritário

Conforme comunicado oficial emitido pela equipe médica do Hospital Israelita Albert Einstein neste domingo (27), o hospital foi informado da disponibilidade de um órgão compatível, uma vez que o tipo sanguíneo do doador correspondia ao do apresentador (tipo B).

A partir desse ponto, realiza-se uma avaliação completa levando em conta a gravidade e a condição do receptor. Se o paciente estivesse em estado crítico extremo, os médicos poderiam optar por postergar a cirurgia, como exemplificado pelo caso de MC Marcinho, em que uma intervenção tão delicada seria inviável. Porém, Faustão estava apto para receber o órgão e fazia parte do grupo prioritário.

Médica explica critérios

A Dra. Silvia Ayub Ferreira, coordenadora do Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Sírio-Libanês, esclareceu a priorização do Faustão. Segundo ela, quando um paciente encontra-se internado, dependendo de medicação ou utiliza algum dispositivo de assistência circulatória, ele é colocado na frente dos pacientes que permanecem em casa na lista.