Estes foram os fatores que ajudaram Faustão a receber coração tão rápido; ele era o 2° na lista do SUS

Apresentador recebeu um novo coração neste domingo (27) em cirurgia de duas horas.

PUBLICIDADE

Fausto Silva, de 73 anos, passou por um transplante de coração. Segundo o site Notícias da TV, o apresentador era o segundo da lista de espera por um coração. Nas redes sociais, muito se tem comentado sobre a rapidez com que Fausto Silva recebeu o transplante de coração.

Faustão está internado desde o começo de agosto e o quadro de insuficiência cardíaca evoluiu para a necessidade de transplante. Faustão foi colocado na lista do Sistema Único de Saúde e aguardava um novo coração.

Fatores que colaboraram com Faustão 

Especialistas preferem chamar de lista do que fila de espera por transplante. Fila pressupõe uma ordem de chegada que nem sempre é seguida. Quatro fatores são fundamentais em casos de transplante. O primeiro deles é a complexidade do quadro clínico do paciente. Esse fator colaborou para que Faustão estivesse na segunda posição da lista.

O coração recebido pelo apresentador veio de um homem de 35 anos com tipo sanguíneo idêntico ao dele. Esse é outro fator determinante. Essa compatibilidade é crucial para o sucesso do transplante. Conformidade física do doador com o receptor também é fundamental. Uma pessoa muito alta não pode receber o coração de uma pessoa muito baixa, por exemplo. 

Quarto fator para doação

O quarto fator para que a doação de órgãos seja realizada é a distância entre o doador e o receptor. Após o coração ser retirado, em quatro horas deve estar reimplantado. Se a pessoa falecida que terá o órgão doado for da cidade de São Paulo, por exemplo, pacientes desta localidade terão mais chances de receber o órgão do que alguém que mora em Manaus, devido à distância, do risco de que não dê tempo e o órgão seja perdido.