Na noite desta quarta-feira (30), quem olhar para o céu poderá ver a Superlua Azul, um fenômeno que não acontece com tanta frequência. E a primeira dica para aproveitar melhor esta oportunidade é ficar atento bem no início do anoitecer, pois, quando a lua começar a surgir, é que estará em sua forma mais chamativa.
A longo da noite, continuará brilhando no céu com muita intensidade. Esta noite é esperava por muitos, porque é quando a lua fica mais próxima da Terra. É justamente por esse motivo que o satélite natural do planeta Terra parece maior e mais brilhante. A distância entre a Terra e a lua é de 382 mil km em média, mas hoje será de ‘apenas’ 357 mil km.
A lua voltará a brilhar intensamente em breve
Esse agosto está sendo ótimo para quem gosta de observar o céu. No início do mês teve a Superlua do Esturjão, hoje será a vez da Superlua Azul e ainda este ano terá a Superlua da Colheita, prevista para aparecer no final de setembro.
Uma observação importante é que o nome Superlua Azul não é em relação à coloração do satélite do planeta Terra, mas trata-se apenas de um nome originalmente científico e pode ser que de alguns locais as pessoas até notem a lua mais amarelada.
Astrólogo começou a usar este termo e virou mania
O Observatório Nacional explicou que o astrólogo Richard Nolle foi quem escolheu o nome de Superlua no final da década de 70. O astrólogo simplesmente disse que daria o selo de Superlua quando surgisse uma lua nova ou no ponto mais próximo da Terra.
O termo ‘Azul’ vem da expressão ‘once in a blue moon’, que significa que algo que acontece raramente. Como é difícil ter duas superluas em apenas um mês, o fenômeno recebeu este termo no nome.