Homem faz procedimento para ficar com olhos azuis, e especialistas alertam para riscos

Procedimento de mudar a cor dos olhos pode trazer alguns riscos para a saúde ocular.

PUBLICIDADE

Um vídeo que mostra um homem passando por um procedimento para mudar a cor dos olhos está se espalhando pela internet. No entanto, especialistas consultados pelo g1 condenam essa prática e destacam os riscos que isso apresenta para os pacientes.

O oftalmologista Renan Ferreira Oliveira alega que o profissional estava realizando um procedimento conhecido como queratopigmentação, que originalmente foi desenvolvido para casos em que uma pessoa tenha um olho totalmente cego.

Técnica para mudar a cor dos olhos

Ainda na declaração, Oliveira explicou que essa técnica é utilizada quando a córnea está comprometida e a fim de evitar uma discrepância estética acentuada entre os olhos, foi criada essa abordagem de tatuar a córnea. Basicamente, pigmentos são aplicados no tecido da córnea para criar uma semelhança com um olho normal.

A filmagem foi publicada na página do médico Alexander Movshovich, um especialista de Nova York, Estados Unidos, que assegura a segurança e permanência do procedimento. Em menos de 10 dias, o vídeo já registrou mais de 5 milhões de visualizações em plataformas de redes sociais.

Riscos para alteração da cor dos olhos

Entretanto, alguns especialistas apontam que esse procedimento pode trazer alguns riscos, como: infecções oculares; restrição do campo visual; e desenvolvimento de fotofobia

No Brasil, o procedimento é autorizado apenas para fins de “reconstrução” em indivíduos com deficiência visual, não sendo recomendado em pessoas com visão saudável. O oftalmologista César Motta, diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), enfatizou que todas as técnicas empregadas para modificar a cor dos olhos não são aconselhadas com objetivos estéticos.