Após rumores e polêmica com Faustão, médico explica como funciona a fila do SUS e doação de órgãos

Faustão passou por um transplante de coração no último domingo (27) e segue se recuperando.

PUBLICIDADE

Recentemente, o apresentador Fausto Silva, passou por um drama na sua vida pessoal. Após passar por um transplante de coração que aconteceu no dia 27/08, o nome dele esteve envolvido em várias especulações e muitos comentários, principalmente, entre os internautas.

Após ver a repercussão do caso, um médico usou as redes sociais para informar melhor o público sobre o assunto, principalmente, no que se refere ao funcionamento da lista de espera para a realização de transplante e ainda, sobre como o SUS trata essa lista de doação de órgãos com seriedade.

Médico explica como funciona a doação de órgãos no Brasil

Daniel Becker, que é médico pediatra e sanitarista, postou um vídeo em que explica de maneira didática como é realizada a doação de órgãos no país. Segundo ele, seria impossível alguém conseguir furar a fila de transplantes, pois existem diversos critérios que levam um paciente a ocupar determinada posição. O profissional ainda pediu para que as pessoas parem de espalhar informações falsas por aí.

Para afastar as fofocas em torno do caso de Faustão, o médico declarou que o sistema do SUS, além de ser justo, funciona muito bem. O profissional afirmou que é preciso parar com esses rumores maldosos, pois isso faz com que o sistema perca a credibilidade e tenha ainda menos adesões de pessoa dispostas a doarem os órgãos.

Quais são os critérios da fila do SUS?

O médico pontuou que um dos principais critérios para o transplante é a compatibilidade entre o doador e o transplantado, por isso algumas pessoas acabam ficando anos na fila.

Outro quesito analisado é a condição física das pessoas naquele momento, pois ambos precisam estar em boas condições. Além disso, todo o processo é documentado, registrado e testemunhado, justamente para evitar fraudes.