Médicos descobrem que receita de peixe cru tem causado 20 mil óbitos todos os anos com câncer de fígado

O governo estuda medidas emergenciais para a reeducação da população sobre os riscos do consumo do alimento.

PUBLICIDADE

Um prato tradicional tailandês chamado koi pla está sob os holofotes após médicos alertarem sobre seu potencial cancerígeno. A receita, que é preparada com peixe cru moído, é especialmente comum em áreas mais pobres do país, principalmente na região de Khon Kaen.

O motivo da preocupação é que o peixe utilizado na preparação do koi pla contém vermes e parasitas vivos. Esses micro-organismos são apontados como causadores de câncer no fígado, uma das formas da doença que pode ser extremamente mortal caso não seja tratada adequadamente.

Milhares de óbitos por ano

A estimativa é que o consumo desse peixe seja responsável por aproximadamente 20 mil mortes por câncer de fígado por ano na Tailândia. Em entrevista à Agence France-Presse, o cirurgião hepático Narong Khuntikeo mencionou que problemas no fígado têm sido um grande fardo para o sistema de saúde tailandês.

A situação é ainda mais preocupante considerando que grande parte da população não tem consciência do risco que corre, e a morte causada por essa doença é lenta e muitas vezes passa despercebida. “Ninguém sabe disso porque eles morrem silenciosamente, como folhas caindo de uma árvore”, lamentou.

Governo tailandês estuda medidas emergenciais

Um grupo de pesquisadores, ao analisar a urina da população local, descobriu que 80% estavam contaminados por esse parasita letal. Diante desse cenário alarmante, o governo tailandês está planejando lançar um programa de reeducação alimentar para reduzir o consumo desse peixe. Adicionalmente, busca-se incluir nas escolas matérias educativas que ensinem as crianças sobre os riscos associados ao consumo de alimentos crus.